Yoga e meditação auxiliam no controle da ansiedade

Yoga e meditação auxiliam no controle da ansiedade

Yoga e meditação são práticas que têm ajudado muitas pessoas a controlarem a ansiedade e o estresse. A respiração ativa, presente nas duas atividades, é o motivo principal do alívio dos sintomas de ansiedade. A partir do momento que você passa a observar a sua respiração e a controlar a entrada e saída do ar pelas narinas, os batimentos cardíacos, que ficam acelerados com a ansiedade, voltam a sua frequência estável e ritmada. Mas por que isso é importante para a ansiedade? Com a respiração correta, você consegue pensar com mais assertividade, calcular os próximos passos e voltar ao equilíbrio da mente. 

Entenda melhor qual a relação entre eles. 

 

O que é transtorno da ansiedade?

De acordo com a OMS, mais de 9% dos brasileiros foram diagnosticados por sofrerem de transtorno de ansiedade. Apesar dessa palavra ser usada para designar muitos sentimentos, a ansiedade enquanto transtorno mental possui características muito específicas: medo de algo acontecer a qualquer instante, constante tensão, taquicardia, falta de ar, tremores, sudorese, náuseas e vômitos etc. A ansiedade tem tratamento e deve ser acompanhada por um psicólogo, mas alguns hábitos podem ajudar, como melhorar a alimentação, fazer atividade física e dedicar-se a exercícios de relaxamento como a yoga e a meditação. 

 

Como a yoga e a meditação podem ajudar? 

A yoga e a meditação envolvem exercícios de controle da respiração, visando o relaxamento profundo. O inspirar e expirar o ar ativos são importantíssimos no controle da crise de ansiedade e para momentos de tensão como um todo. Além disso, a yoga auxilia na regulação hormonal, diminuindo a adrenalina, hormônio liberado no momento da crise. Por outro lado, a meditação e a yoga auxiliam na liberação de serotonina e endorfina, hormônios relacionados ao prazer e bem-estar. 

 

Mindfulness: atenção ao momento 

Uma das meditações mais famosas é a prática mindfulness, que consiste em prestar atenção plena e máxima ao momento. Existem vários exercícios de mindfulness, que podem ser praticados por qualquer idade, inclusive. Como a ansiedade caracteriza-se, muitas vezes, pela dificuldade de ordenar os pensamentos, fazendo com que a pessoa não consiga se concentrar, o mindfulness pode ajudar e muito nesse processo, já que promove a atenção plena ao momento e o ato de pensar em uma coisa de cada vez. A técnica também ajuda o ansioso a entender que nem tudo está sob seu controle, o que pode diminuir os gatilhos. Entre seus principais benefícios, o mindfulness ajuda na concentração e foco.

 

Mindfulness, yoga e meditação: entenda a relação entre eles 

 

O mindfulness explora técnicas de respiração inspiradas na yoga, atividade que combina essas técnicas, exercícios posturais e meditação. Os praticantes de mindfulness podem experimentar um melhor gerenciamento emocional, uma vez que aprendem a deixar as emoções irem embora à medida que elas surgem, sem julgamentos. 

Uma das meditações mais usadas no mindfulness é a body scan, ou varredura corporal. Essa técnica consiste em fazer uma espécie de escaneamento do corpo, desde os pés até os seios da face. Para isso, o indivíduo deve prestar atenção à cada sensação que será experimentada, desde o contato do corpo com a superfície até na temperatura do ambiente. 

O escaneamento corporal permite que toda a atenção se volte para o tempo real, treinando os indivíduos a lidarem com sensações agradáveis e desagradáveis. Dessa forma, pode-se perceber como elas são passageiras, assim como nossas emoções.

 

Fica a dica: no canal de Molico, no Youtube, você encontra aulas gratuitas de yoga e meditação para fazer quando e onde quiser! 

 

Matérias
recomendadas