Treino funcional: a alternativa para quem não gosta de musculação

Treino funcional: a alternativa para quem não gosta de musculação

Muitas pessoas criam resistência a exercícios físicos por não se adaptarem a uma atividade específica. Muitas vezes essa desmotivação acontece quando a pessoa não tem afinidade com o ambiente de academia e a prática da musculação. Mas isso não precisa ser um impeditivo. O treinamento funcional é uma alternativa para quem quer se exercitar mas não gosta ou quer variar os exercícios de musculação. A preparadora física Jucélia Nascimento, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Treinamento na Saúde, na Doença e no Envelhecimento, explica que o treinamento funcional “é uma prática dinâmica, intensa e desafiadora”. Quer saber as semelhanças, diferenças e benefícios dessa modalidade quando comparada à musculação? Veja a matéria abaixo: 

 

Treino funcional: benefícios e indicações para a prática esportiva 

De acordo com a preparadora física, “o treinamento funcional reproduz movimentos comuns do nosso dia a dia como agachar, pular, correr, entre outros”. Veja quais são os principais benefícios do exercício físico para a sua saúde:

 

  • Fortalecimento do core (músculos profundos da região abdominal, pélvica e da lombar, que são responsáveis pela boa postura e prevenção de lesões; 
  • Trabalha as articulações, tendões e ligamentos;
  • Ajuda a melhorar a execução de movimentos cotidianos; 
  • Aumenta a resistência e a força muscular; 
  • Melhora o condicionamento do sistema cardiorrespiratório; 
  • Ajuda na flexibilidade e equilíbrio. 

 

Por ser uma atividade física que trabalha movimentos cotidianos, o treinamento funcional ajuda na flexibilidade e no equilíbrio, sendo muito indicado para idosos e pessoas que queiram ou precisem desenvolver essas habilidades. Assim como qualquer atividade física, o treinamento funcional deve ser acompanhado por um profissional qualificado, capaz de identificar os pontos fracos de cada aluno e adaptar os movimentos, caso seja necessário. 

 

Musculação: apesar de muitos não gostarem, ela traz inúmeros benefícios

Muitas pessoas torcem o nariz quando a musculação é indicada, mas ela traz benefícios para os praticantes que vão além da estética e da busca por um corpo com músculos definidos. Jucélia explica que “a musculação tem um papel importantíssimo no tratamento de inúmeras patologias e é muito usada por fisioterapeutas e profissionais de educação física para a reabilitação”. Além disso, a especialista enumera outros efeitos positivos da musculação na saúde dos praticantes: “deixa o coração mais resistente, protege ossos e articulações, regula o metabolismo e ajuda na diminuição do estresse”. Vale lembrar que a evolução da prática da musculação é gradual e a atividade é indicada para todas as idades, inclusive para quem tem pouca resistência física. 

 

Matérias
recomendadas