Pular corda: crossfit transformou a brincadeira de criança em treino

Pular corda: crossfit transformou a brincadeira de criança em treino

Você com certeza já pulou corda quando era criança, não é mesmo? Mal sabia você, porém, que essa brincadeira inocente e divertida pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde! Pular corda é um exercício tão rico que ele foi adaptado para além da infância: também está nos boxes de crossfit, uma nova tendência de atividade física que mistura diversos tipos de exercício. Achou interessante? Nós também! Por isso, chamamos o preparador físico Filipe de Moraes para nos contar tudo sobre essa nova tendência. Vem com a gente!

 

O que é o crossfit?

Muitos já passaram na frente dos boxes de crossfit, ou viram algumas pessoas correndo em grupo no quarteirão, mas não sabiam do que se tratava. Afinal, o que é o crossfit? Filipe responde. “É um treinamento constantemente variado e funcional que tem como base o atletismo, a ginástica olímpica e o levantamento de peso olímpico. Esse tipo de treinamento visa trabalhar mais de uma capacidade física em uma mesma sessão, como resistência cardiovascular, respiratória e muscular, além de força, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio e flexibilidade”. O preparador físico explica que o crossfit, ou crosstraining, recebeu esse nome no início dos anos 2000 pelo ex-militar norte-americano Greg Glassman.

 

Para quem precisa de motivação e um time para chamar de seu

Uma das grandes essências do crossfit é justamente treinar em grupo. Isso quer dizer que ninguém faz as atividades sozinho ou sozinha, e para quem gosta de estar em grupo, é a atividade perfeita. “Há também benefícios psicossociais, pois a cultura do crossfit preza muito pelo sentimento de comunidade, em um clima no qual todos se incentivam durante os treinos, superando limites e criando fortes laços de amizade.”, explica Filipe. “Importante destacar também que, ainda que alguns exercícios possam parecer intensos para quem olha do lado de fora, a proposta do crossfit se baseia na evolução constante. Na prática, isso quer dizer que há uma atenção muito grande em garantir que os praticantes aprendam a técnica correta para cada movimento – isso é mais importante do que levantar mais peso ou fazer séries mais rápidas, por exemplo”.

 

Pular corda e saltar: os benefícios desse exercício no treino

Saltar é uma atividade que parece simples, afinal, as crianças fazem. Porém, ela possui suas complexidades e também os benefícios. O preparador físico conta como essas vantagens podem beneficiar quem pratica inclusive no dia-a-dia. “Pular corda e saltar nas caixas ajuda na manutenção e fortalecimento das articulações dos membros inferiores e gera aumento de potência da pernas por conta dos saltos; tudo isso se transfere para a nossa rotina, pois pernas mais fortes, mais potentes e com articulações sadias nos dão condições para fazer aquela caminhada mais longa, subir alguns lances de escada sem passar sufoco, além de nos preparar melhor para a prática de outras atividades esportivas. Já os exercícios na barra e de levantamento de peso fortalecem nossos braços para coisas simples do dia a dia, desde mais força para carregar as compras do supermercado até segurar seu filho ou sobrinho no colo com mais segurança”.

 

Os benefícios do crossfit para o corpo e a saúde

Se você ainda está em dúvida sobre se matricular ou não no box de crossfit perto da sua casa, Filipe explica que os benefícios são inúmeros: 

 

  • redução da gordura corporal;
  • aumento da massa muscular;
  • melhora do condicionamento físico;
  • aumento da autoestima;
  • diminuição do estresse. 

 

Além disso, o crossfit é ótimo para criar laços. “Há também benefícios psicossociais, pois a cultura do crossfit preza muito pelo sentimento de comunidade, em um clima no qual todos se incentivam durante os treinos, superando limites e criando fortes laços de amizade”, conta o preparador. 

 

Sem medo de ser feliz

Outra característica positiva do crossfit é que ele tem pouquíssimas contraindicações - exceto  quando há restrição médica. Filipe também esclarece que apesar de “assustar” um pouco, o crossfit é para todo mundo. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o crossfit se diferencia justamente por ser uma prática esportiva altamente inclusiva, fazendo com que cada pessoa se movimente dentro de suas próprias capacidades e limitações, sempre respeitando e desafiando o seu corpo de uma forma positiva. Além disso, a consistência na rotina de exercícios e a orientação de um profissional são fundamentais para que a prática seja sadia e duradoura”, finaliza o preparador físico Filipe Moraes.

Matérias
recomendadas