Prancha ajuda a fortalecer o core

Prancha: abdominal que fortalece a região do core

Para definir a musculatura abdominal, muitos exercícios são efetivos: aeróbicos, musculação, corrida e até mesmo esportes, mas o abdominal ainda é o melhor exercício para perder barriga. A prancha é um dos exercícios mais conhecidos e comuns para fortalecer o abdômen e a região do core e ajudar a eliminar a gordura localizada nessa área. Saiba tudo sobre a prancha e seus benefícios. 

O que é a região do core?

A região do core compreende 29 pares de músculos na região abdominal, do quadril e da lombar, além dos glúteos. Essa região é importantíssima para o equilíbrio e para a boa postura, e fortalecê-la pode evitar problemas posturais, dores e lesões nas costas e dores musculares no geral. Bem trabalhado, o core garante melhor estabilidade e firmeza corporal. 

Prancha ou abdominal tradicional: qual é o melhor exercício?

Os dois exercícios são muito bons, mas a grande diferença entre a prancha e o abdominal tradicional são os músculos trabalhados em cada um. Enquanto o abdominal tradicional fortalece isoladamente os músculos abdominais e oblíquos, a prancha trabalha não só o abdômen mas também outros os músculos do corpo, apesar de se concentrar especialmente na região do core. 

Prancha ajuda a secar barriga e melhora a postura

A prancha é um exercício considerado completo, já que acarreta benefícios para todo o corpo. Além de fortalecer a musculatura não só do core, mas também de braços e pernas, a prancha é um ótimo exercício para definir a barriga, fortalecer o assoalho pélvico, promove melhoras na postura, prevenindo dores lombares e lesões relacionadas à coluna e ajuda no equilíbrio corporal. Esse exercício também é conhecido por acelerar o metabolismo, favorecendo a perda de gordura corporal. 

Como fazer a prancha corretamente

Esse exercício é prático e pode ser feito em casa, desde que executado corretamente. Siga esse passo a passo para não errar na hora de fazer a prancha: 

  1. Deite-se no chão com a barriga virada para baixo, em posição de bruços;
  2. Apoiando os antebraços paralelamente ao chão, deixe a palma das mãos voltada para baixo;
  3. Erga devagar o quadril, sustentando o peso do corpo na ponta dos pés, contraindo o abdômen;
  4. Mantenha-se na posição por alguns minutos (comece com poucos segundos e vá aumentando gradativamente, conforme melhora o seu condicionamento), volte à posição inicial e repita a operação.

É importante ter alguns cuidados na hora do exercício para não fazer errado e acabar se machucando. Deixe o corpo sempre alinhado e erguido na altura dos ombros e isso inclui a cabeça. Não deixe também de deixar os ombros paralelos e alinhados. Isso evita lesões e dores após a prática da prancha. 

 

Matérias
recomendadas