Conheça os diferentes tipos de yoga

Pilates e yoga: conheça as atividades físicas que trabalham o corpo e a mente

O pilates e a yoga são atividades físicas conhecidas por trabalharem não só o corpo, mas também a mente. São práticas que demandam concentração nos movimentos, respiração correta e ativa, força e equilíbrio. Quem pratica garante que os benefícios são sentidos logo após as primeiras aulas. 

Ficou interessado? Veja abaixo quais são os benefícios de cada prática e para quem são indicadas. 

 

Pilates: solo, com bola ou aparelho são algumas modalidades do exercício

Muitas pessoas já ouviram falar sobre os benefícios dos exercícios de pilates para a coluna, mas você sabia que a prática pode ser feita no solo - conhecido como mat pilates -, na bola ou em aparelhos? Apesar de não ter restrições, é importante ressaltar que qualquer tipo de prática deve ser orientada e acompanhada por um profissional especializado. 

Todos os exercícios do pilates visam a conexão do corpo e da mente e o objetivo principal é aumentar a qualidade de vida das pessoas. Os movimentos são suaves e sem impacto, características que tornam a atividade física a preferida de idosos, gestantes e pessoas com alguma lesão ou comorbidade e que buscam exercícios físicos que não as prejudiquem. Outro ponto é que os movimentos, mesmo sendo super suaves, precisam de concentração e consciência corporal. Os exercícios e suas combinações trabalham diversos grupos musculares e garantem condicionamento físico, reabilitação física e muscular, ganho de massa muscular e perda de gordura. 

 

Benefícios da yoga e os diferentes tipos 

A palavra yoga significa, em sânscrito, “unir” ou “integrar” e é um conjunto de conhecimentos adquiridos há mais de cinco mil anos. O objetivo principal da yoga é unir corpo e mente através de pranayama, que são as técnicas de respiração; asanas, que são as posturas de yoga; e a meditação. 

O prana, outro nome muito usado nas práticas, significa “energia vital”. Para que ela esteja ativa e pulsante, a yoga utiliza a pranayama para controlar a respiração e assim melhorar a oxigenação do sangue e o seu fluxo até o cérebro. As técnicas de respiração podem ser ou não acompanhadas de ásanas (as posturas de yoga) e são essenciais durante as meditações.

Existem diferentes tipos de yoga e os principais (e mais conhecidos) são: hatha, ashtanga e vinyasa. 

Hatha yoga

Esse é o tipo mais tradicional e popular no ocidente e tem como foco o fortalecimento do corpo, condicionamento físico e flexibilidade. As posturas são mais leves e ideais para quem quer iniciar a prática; 

Ashtanga yoga

É uma ramificação da hatha e exige um pouco mais de prática e resistência física. Assim como a hatha, ela trabalha flexibilidade, consciência corporal, alinhamento e ainda está associada ao ganho de força;

Vinyasa yoga

Apesar de também ser uma vertente da hatha, esse tipo tem os movimentos sincronizados, formando quase uma coreografia entre eles. Assim como a hatha e a ashtanga, a respiração acompanha cada posição proposta. Consciência e alinhamento corporal, alívio do estresse e ansiedade e equilíbrio entre corpo e mente são os benefícios que todos os praticantes sentem logo nas primeiras práticas. 

 

Matérias
recomendadas