Jump: a atividade física que alia aeróbico e dança

Jump: a atividade física que alia aeróbico e dança

Você já ouviu falar em jump? Essa atividade física, feita em cima de uma pequena cama elástica individual, é muito popular nas academias por ser dinâmica e divertida, que alia exercícios aeróbicos e passos de dança ao mesmo tempo. Além de ser um exercício físico que auxilia no processo de emagrecimento e define o corpo, o jump ainda possui diversos benefícios para a saúde. 

De acordo com artigo da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, os exercícios intensos, principalmente os que estão relacionados à maior gasto energético e aumento da massa magra corporal, contribuem de maneira positiva para a saúde dos praticantes.  Além disso, o sucesso das aulas de jump nas academias está relacionado ao prazer e motivação que o exercício proporciona. Veja, abaixo, o que esse exercício físico pode fazer por você!

 

Veja 4 benefícios que o jump proporciona para a sua saúde

 

1. O jump estimula o equilíbrio e trabalha a coordenação motora

O jump é um ótimo exercício para desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora. Como os exercícios são feitos em cima de uma cama elástica, é preciso manter uma postura adequada e executar os movimentos de forma coordenada, desenvolvendo o equilíbrio e as funções motoras do corpo.

 

2. Trabalha a respiração e melhora o sistema cardiovascular

Não parece, mas os exercícios feitos durante uma aula de jump são intensos e exigem grande capacidade cardiovascular e respiratória. No início, pode ser difícil manter uma respiração estável durante a realização da atividade, mas com o tempo, ele melhora a sua capacidade respiratória e trabalha o funcionamento de todo o sistema cardiovascular, ou seja: o exercício é amigo do coração e dos pulmões! 

 

3. O jump ajuda a fortalecer ossos e músculos

Os movimentos executados no jump são ótimos para criar resistência muscular, mas não só: eles também fortalecem os ossos! Os movimentos dinâmicos trabalham o corpo todo, mas principalmente os músculos das panturrilhas, pernas, glúteos e abdome. Eles também fortalecem a região lombar, o que pode ajudar muito quem costuma ter dor nas costas e problemas crônicos nesse local. O jump também é considerado um exercício de baixo impacto, o que favorece as articulações. 

 

4. Mente sã, corpo são

Não é somente o corpo que é beneficiado pelo jump! A nossa saúde mental agradece e muito quando os exercícios são executados. Primeiro porque realmente é uma atividade muito divertida, dinâmica, geralmente realizada com música e, não raro, coreografada. Segundo porque, por ser um exercício de alto rendimento, a liberação de endorfina e serotonina, os hormônios relativos ao prazer e ao bem-estar, está acontecendo  a todo o vapor. Jump também é terapia!



 

Matérias
recomendadas