Hiit é indicado para pessoas que buscam treinos de alta intensidade

Hiit: conheça o treino de alta intensidade, curto e que ajuda a queimar gordura

O Hiit (High Intensival Interval Training), também conhecido como treino intervalado de alta intensidade, é uma nova modalidade de treino que já virou sensação entre os fãs de exercícios físicos. Sua principal característica é a capacidade de obter ótimos resultados com séries curtas e mais rápidas do que as de um treino convencional. Para quem quer queimar gordura, o HIIT é ainda mais atrativo, graças ao seu alto gasto calórico. Conheça tudo sobre esse tipo de treino intenso e quais são os seus benefícios.

Qual a diferença entre o HIIT e o treino comum? 

O grande diferencial do HIIT em relação aos outros tipos de treino é fazer exercícios muito intensos durante um curto período de tempo, porém usando o esforço máximo do corpo. O descanso, ao contrário dos treinos tradicionais, é ativo, mas com um exercício mais tranquilo, de forma que o corpo reduza a intensidade mas não pare. Isso faz com que os batimentos cardíacos aumentem e o metabolismo acelere. O treino costuma ter duração de 30 minutos por dia. 

Quais são os benefícios do HIIT?

O HIIT tem a vantagem de queimar gordura e calorias com facilidade, pois exige muito do corpo e do metabolismo, mesmo sendo curtinho. Além disso, o HIIT também melhora a capacidade cardiorrespiratória, além de ajudar a regular a pressão arterial. O condicionamento físico é aprimorado e a musculatura do corpo, fortalecida, aumentando a consciência corporal, a resistência, a força e o equilíbrio. 

Quais são os exercícios HIIT?

Existe uma infinidade de exercícios que podem ser incluídos no treino HIIT. Corrida in loco, agachamento, polichinelo e burpee são alguns exemplos que podem ser acrescentados ao seu treinamento. Pedalar, nadar e subir as escadas também pode fazer parte da rotina de treinos. Eles devem ser intercalados e executados de forma rápida - a velocidade é muito importante para o HIIT - e em um curto espaço de tempo. 

Para quem o HIIT é indicado? 

Apesar de ser um exercício de alto rendimento, o HIIT é um treino adaptável, que pode ser modificado perante as necessidades de quem tem problemas como doenças articulares ou obesidade. Porém, é importante uma avaliação médica antes de começar os treinos, pois como as atividades exigem demais da capacidade cardíaca, precisam de uma recomendação anterior para serem feitas. É importante lembrar que os treinos devem sempre ser orientados por um profissional ou personal trainer para evitar lesões e acidentes. 

 

Matérias
recomendadas