Hidroginástica é indicada para todas as idades

Hidroginástica: o exercício físico que não causa impacto nas articulações

A hidroginástica é um exercício muito famoso nas academias, principalmente entre a terceira idade, por ser um exercício mais leve, de baixo impacto nas articulações e que não costuma acarretar lesões após a atividade física. Apesar de ser muito procurado pelos idosos, a hidroginástica é uma atividade física para qualquer idade e proporciona diversos benefícios para a saúde de quem a pratica. Aprenda mais sobre esse exercício tão gostoso de fazer e como extrair dele os melhores resultados possíveis. 

Por que a hidroginástica é famosa entre os idosos?

Conforme o corpo envelhece, é natural que existam maiores limitações nas articulações, ossos e na mobilidade funcional. Ao mesmo tempo em que se exercitar é imprescindível para manter a saúde em dia, na terceira idade a atividade física pode ser um risco se não praticada com total atenção e acompanhamento. Diferente de outros tipos de exercícios, a hidroginástica proporciona completa autonomia do idoso na prática da atividade física, reduz os impactos e os riscos de lesões, previne quedas e ajudam o idoso a assumir uma postura independente na hora de se exercitar. Por isso, é o exercício mais indicado para quem está acima dos 60 anos.

Quais os principais benefícios da hidroginástica?

A hidroginástica conta com várias vantagens para quem decide praticá-la. Para começar, os exercícios feitos na água costumam variar bastante dos feitos em terra firme, o que se reverte em um bom condicionamento físico para quem está treinando (por isso, a hidroginástica acaba sendo um treino para diversas modalidades esportivas). Ela também ajuda a aliviar dores na coluna vertebral, auxilia na perda de peso e na recuperação de lesões. Além disso, a hidroginástica ajuda no fortalecimento da musculatura e melhora o sistema cardiorespiratório. 

Hidroginástica na gestação ajuda a aliviar o peso do corpo

Além dos idosos, a hidroginástica também é muito indicada para gestantes. Os exercícios na água colaboram para o alívio do peso e diminuição da temperatura corporal, que na gestação é mais alta do que o normal. Além de seus efeitos relaxantes e melhora do condicionamento físico, a hidroginástica também fortalece o assoalho pélvico e diminui o risco de complicações não só durante a gestação, mas também durante o parto. 

Benefícios psicológicos da hidroginástica 

A hidroginástica é um exercício para o corpo e para a mente: quem faz essa atividade pode atestar como o exercício faz bem para a cabeça. Como estimula a produção de endorfina, um dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e autoestima, a hidroginástica ajuda a melhorar a saúde mental. E não é só isso: ela combate o estresse, a depressão e melhora a consciência e percepção corporal, fundamentais para a autoestima e a construção do amor próprio. 

A hidroginástica ajuda a aumentar o círculo de amigos

Você nunca viu ninguém treinar hidroginástica sozinho, não é mesmo? Esse exercício é geralmente feito em grupos, não só porque deixa as aulas mais dinâmicas e atrativas, como também para tornar o ambiente mais divertido e proporcionar a interação social entre os alunos. Por isso, as aulas de hidroginástica são ideais para fazer novas amizades, principalmente se o objetivo é ser mais saudável! Ter um amigo ou amiga fazendo o mesmo exercício só torna ele mais interessante e motivador. 

 

Matérias
recomendadas