Guia do exercício físico: corrida, crossfit, musculação e mais 6 atividades para quem não quer ficar parado

Guia do exercício físico: corrida, crossfit, musculação e mais 6 atividades para quem não quer ficar parado

A prática de exercício físico é importante para a saúde em diversos aspectos: ela gera benefícios não só para o corpo, mas também para a mente e é recomendada por profissionais de saúde - claro que de acordo com a sua idade, condicionamento físico e sempre com o acompanhamento de um especialista. 

 

“A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; controla os níveis de colesterol; melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, melhorando a qualidade do sono e, assim, reduzindo o estresse, sendo uma grande aliada no tratamento da depressão, ansiedade, entre outros”, explica a preparadora física Jucélia Nascimento, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Treinamento na Saúde. Além desses benefícios, a prática regular de atividades físicas “fortalece o sistema imunológico, fazendo com que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores”, esclarece Jucélia. 

Para te ajudar a escolher qual a melhor atividade física de acordo com as suas preferências, necessidades e objetivos, preparamos um guia com 8 exercícios e seus benefícios. Veja abaixo: 

 

1. Corrida: autoestima e benefícios físicos lado a lado 

Seja a corrida de rua ou na esteira da academia, a corrida é uma atividade física que “aumenta os níveis de serotonina, dopamina e endorfina no cérebro, dando uma injeção de ânimo”, explica a preparadora física. Ela ainda pontua que os benefícios da corrida não se limitam apenas aos aspectos físicos: “Correr ajuda a melhorar a autoestima, confiança e até mesmo o modo de dar sentido à vida. Essa mudança é visível nos indivíduos que adotam esse estilo de vida”, destaca. 

 

2. Caminhada: um exercício físico prático e acessível 

Prática, fácil e acessível, a caminhada é um exercício físico que não exige grandes investimentos ou arenas específicas. “Basta escolhermos um calçado adequado e um local prazeroso como praças, parques e até mesmo uma rua que nos identificamos”, pontua Jucélia. Ela também explica que a caminhada é uma atividade física que tem baixo impacto; ajuda no fortalecimento dos ossos, o que é muito importante para a prevenção de osteoporose; diminui o risco de hipertensão e a incidência de doenças coronarianas, além de ajudar no controle do colesterol. 

 

3. Treinamento funcional: um exercício físico dinâmico e intenso 

O treinamento funcional tem a proposta de reproduzir movimentos comuns do nosso dia a dia como agachar, pular, correr, entre outros. Jucélia explica que “tudo é feito de uma forma lúdica e com movimentos dinâmicos e sem monotonia, exceto quando o treinamento é específico para alguma modalidade que se pretende trabalhar uma especificidade do esporte”. Ela ainda pontua que os principais benefícios são: 

  • Fortalecimento do core (músculos profundos da região abdominal, pélvica e da lombar, que são responsáveis pela boa postura e prevenção de lesões; 
  • Trabalha as articulações, tendões e ligamentos;
  • Ajuda a melhorar a execução de movimentos;
  • Aumenta a resistência e força muscular;
  • Melhora o condicionamento do sistema cardiorrespiratório;
  • Contribui para a flexibilidade e equilíbrio.


 

4. Natação: um dos esportes mais completos que existem 

“A natação é um dos esportes mais recomendados e completos que existem”, friza a preparadora física. Ela explica que, além de participar na perda de peso, a natação “auxilia na saúde do coração, promove uma boa circulação, diminui o estresse e também ajuda a fortalecer os músculos, além de ampliar a capacidade respiratória”. Além desses benefícios, por ser uma atividade física sem impacto, não coloca em risco os ossos e articulações e pode ser feito por praticamente todas as pessoas, desde bebês até idosos. Vale ressaltar também que a água é um ambiente naturalmente calmante e isso impacta diretamente na qualidade do sono e ajuda a controlar a ansiedade. 

 

5. Ioga: tradição milenar que alia condicionamento físico e estilo de vida 

A ioga é uma prática milenar que vai muito além de um exercício físico, é um estilo de vida. Jucélia acredita que a técnica milenar e sua filosofia são “atemporais e fazem muito sentido no mundo em que vivemos”. Entre os benefícios físicos, podemos destacar o aumento da força; melhora da flexibilidade e diminuição de dores na coluna. Além desses benefícios para o corpo, a ioga ajuda no controle do estresse, melhora a concentração, relaxa a mente e traz até mesmo “resiliência para encarar os desafios do dia a dia”, destaca a preparadora física. 

 

6. Dança: benefícios que vão desde socialização a condicionamento físico 

“A dança pode trazer inúmeros benefícios terapêuticos, culturais, sociais, educacionais e até mesmo científicos. Assim como toda atividade física, o cérebro libera serotonina, um hormônio que traz a sensação de alívio, melhora o humor e o sono”, explica Jucelia. A dança e suas variadas modalidades e estilos podem ser praticados como um exercício físico, como uma atividade de integração social e como lazer. “A dança faz bem ao corpo, ao coração e à mente e é usada como tratamento terapêutico”, destaca. Além de todos os benefícios ao corpo e à mente, a dança é uma atividade física para todas as pessoas, sem distinção de sexo ou idade. “Para a terceira idade, a dança torna-se uma prática fundamental para a saúde”, frisa a preparadora física. 

 

Crossfit: uma atividade física intensa que pode ser adaptada para todas as idades 

O crossfit é uma atividade que tem ganhado adeptos nos últimos anos. “O crossfit é uma modalidade esportiva que tem como objetivo promover a melhora da capacidade respiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais com variações e em diversas intensidades”, explica Jucelia. Entre os benefícios do crossfit, podemos citar: 

  • Melhora do condicionamento físico; 
  • Ganho de massa muscular;
  • Força; 
  • Resistência;
  • Definição muscular. 

“É importante ressaltar que o crossfit deve ser realizado sob orientação de um profissional devidamente qualificado, para que as limitações de cada indivíduo sejam percebidas, evitando movimentos errados que geram lesões. Outro ponto positivo da modalidade física é poder ser adaptada a todas as idades”, pondera Jucelia. 

 

Musculação: inúmeros benefícios além da estética 

A musculação ainda é um exercício físico muito associado à estética e à definição muscular, mas seus benefícios vão muito além. “Hoje em dia, ela tem um papel importantíssimo no tratamento de inúmeras patologias e é muito indicada por fisioterapeutas e profissionais de educação física para a reabilitação física”, explica Jucelia. A musculação também ajuda a proteger os ossos e articulações, regula o metabolismo e diminui o estresse.  “Além desses benefícios, a musculação é uma atividade que se caracteriza pela evolução gradual e tem poucas restrições, sendo indicada para todas as idades, inclusive para pessoas com pouca resistência física”, finaliza Jucelia.

 

Matérias
recomendadas