Exercícios físicos são recomendados a quem tem depressão

Exercícios físicos no tratamento da depressão

Os exercícios físicos, das mais variadas modalidades, são muito conhecidos pelos benefícios ao corpo e à saúde, mas você sabia que eles também são super importantes para a saúde mental? Estudos mostram que a prática de atividades físicas são indicadas como tratamento complementar às pessoas que sofrem com depressão. Isso acontece porque a prática regular de exercícios físicos ajuda na sensação de bem-estar, melhora o humor e a autoestima e ajuda na redução da ansiedade. Vale lembrar que os exercícios físicos não substituem o acompanhamento médico ou psicológico e devem ser feitos com orientação profissional. 

Veja 4 exercícios físicos e seus benefícios para a saúde mental  

 

Yoga ajuda na conexão do corpo com a mente 

A yoga é uma prática milenar que alia a saúde do corpo à saúde da mente. Com movimentos que exigem o equilíbrio do corpo, a respiração precisa estar ritmada e consciente. Essas características são o que fazem da yoga uma prática que ajuda a enrijecer os músculos e a controlar a ansiedade e depressão. Além desses benefícios, a yoga ajuda a diminuir o estresse, melhora a qualidade do sono, a postura corporal e a flexibilidade. Os principais tipos de yoga são: hatha, vinyasa, ashtanga e acroyoga. 

 

Pilates aumenta o tônus muscular e alivia o estresse 

Com exercícios lentos e com pouco impacto nas articulações, o pilates conquistou muitos praticantes da terceira idade. Mas você sabia que ele é indicado para todas as idades? Os movimentos precisos e suas diversas combinações trabalham diversos grupos musculares e ajudam a melhorar o tônus muscular e o condicionamento físico. Para que os movimentos sejam executados com maestria, é preciso que o aluno mantenha a concentração e tenha uma respiração ativa. Dessa forma, há uma melhora na consciência corporal e uma conexão entre corpo e mente. 

 

Dança traz benefícios para o corpo e ainda ajuda na socialização 

A dança é uma atividade física que libera endorfina e serotonina, os famosos hormônios da felicidade. Ou seja, além dos benefícios para o corpo como: melhora do condicionamento físico, da flexibilidade e da consciência corporal, a dança ajuda a controlar o estresse e a melhorar o nosso humor e autoestima. Outro benefício que a dança pode proporcionar é a socialização e aumentar o círculo de amizades. 

 

Corrida de rua proporciona contato com a natureza 

A corrida de rua tem atraído bastante pessoas interessadas em praticar esportes ao ar livre. Além da liberação de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, correr ao livre proporciona contato com a natureza, o que ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Para quem começar a praticar, basta escolher um parque, a orla de uma praia ou até mesmo uma rua arborizada e tranquila. Mas cuidado com obstáculos na rua (objetos, buracos, carros, animais) para evitar acidentes e lesões.  

 

No nosso canal do YouTube, o Molico Nestlé, você pode praticar as aulas do Projeto MOVE, onde e quando quiser. São aulas de aquecimento, FitDance, meditação com yoga, alongamento e recuperação após o treino.

 

Matérias
recomendadas