Exercícios ao ar livre fazem bem para o corpo e para a mente

Exercícios ao ar livre fazem bem para o corpo e para a mente

Já dizia aquele velho ditado: mente sã, corpo são. Com o ritmo de vida cada vez mais agitado, a procura por atividades que priorizem a conexão do corpo e da mente têm sido muito grande. Como aliar a saúde dos dois campos de uma vez só? É claro que existem algumas respostas para essa pergunta, mas uma delas pode ser mais simples do que parece. Estudos apontam que atividades ao ar livre em geral, além de melhorarem o condicionamento físico e o bem-estar estético de quem se exercita, também auxiliam a saúde mental, principalmente na redução do estresse, melhora da sociabilidade e controle da competitividade. E essa verdadeira terapia pode estar ali, na praça perto da sua casa ou no parque próximo ao seu trabalho. Incrível, né? Separamos três atividades ao ar livre nas quais você pode se inspirar e praticar. Dá uma olhada! 

 

1. Tai chi chuan: perfeito para todas as idades

O tai chi chuan é uma arte marcial muito popular entre os idosos, pois seus movimentos são de baixo impacto e ajudam no fortalecimento da musculatura e das articulações, prevenindo o risco de fraturas e até mesmo quedas. Porém, se engana quem pensa que essa atividade é só para idosos! Qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios do tai chi chuan, que na sua grande maioria é praticado ao ar livre, em parques, e quase sempre em grupo. Além de seus benefícios para ossos e músculos, o tai chi chuan também é indicado para estimular a concentração, equilibrar o sistema nervoso e fortalecer sistema imunológico, além de estimular a sociabilidade e diminuir os riscos de estresse, ansiedade e depressão. 

 

2. Caminhada é versátil e pode ser feita em qualquer lugar

Isso porque tudo que você precisa fazer para se exercitar são roupas confortáveis e um tênis adequado. Caminhar é um exercício aeróbico incrível, que pode ser feito em qualquer idade, e conta com inúmeros benefícios para a saúde: melhora a circulação sanguínea, previne doenças cardiovasculares e hipertensão, além de estimular o condicionamento físico e ajudar no controle da ansiedade e do estresse. A dica é escolher uma rua arborizada, fresca e com pouco trânsito. Parques, orla da praia e até mesmo uma praça podem ser o cenário perfeito. 

 

3. Ciclismo pode te ajudar a fugir do trânsito e se exercitar ao mesmo tempo

Há quanto tempo você não tira sua bicicleta da garagem, hein? O ciclismo é um exercício que, além de ótimo para a saúde mental e física, é muito funcional, já que você pode se locomover por onde quer sem passar pelo estresse do trânsito. Os benefícios para a saúde são inúmeros, desde ajudar no condicionamento cardiorrespiratório e trabalhar a musculatura corporal de forma completa a auxiliar no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol. Já para a saúde mental, andar de bicicleta ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse e ajuda a melhorar a qualidade de sono. 



 

Matérias
recomendadas