4 dicas para voltar a treinar depois da gravidez

Dicas para voltar a treinar depois da gravidez

A prática de exercícios físicos depois da gravidez oferece diversos benefícios para a saúde da mulher. Entre os benefícios de curto prazo pode-se destacar a melhora do humor, da condição cardiorrespiratória e da prevenção de doenças como depressão e ansiedade pós- parto. 

Apesar dessas vantagens, a maioria das mulheres não inicia ou retoma as atividades físicas após o fim da gestação. O principal motivo é devido a inúmeros fatores relacionados aos cuidados com o recém-nascido. Dados do Australian Longitudinal Study on Women 's Health mostram uma queda acentuada na prática de exercícios físicos por mulheres nos três anos após um parto. 

Por isso, é importante enfatizar a importância de ter uma vida fisicamente ativa após a gestação. Confira 4 dicas para voltar a treinar depois da gravidez!


1. Comece devagar e com treinos leves

Segundo a doula e mentora gestacional Natália Lima, após partos sem complicações, as novas mães podem começar a treinar em aproximadamente 40 dias. “Esse tempo, no entanto, pode variar. Por isso, é imprescindível a liberação médica prévia, assim como a supervisão de todo o processo”, afirma. 

Além disso, os treinos nessa fase devem ser leves. Isso porque muitas das alterações fisiológicas e morfológicas da gravidez persistem por quatro a seis semanas após o parto. De acordo com Natália, o ideal é que as mães iniciem com caminhadas suaves, alongamentos e exercícios que fortaleçam os músculos do assoalho pélvico. 

 

2. Beba bastante água

A perda de água pelo suor pode interferir na lactação das mulheres que estão amamentando. Mas, basta aumentar a ingestão de líquido nos dias em que houver a prática de exercícios para solucionar o problema. Nunca espere ficar com sede para beber água, esse é o primeiro sinal que o seu corpo envia que está desidratando. Coloque alarmes no celular ou use aplicativos que te ajudem a lembrar.

 

3. O pilates é um aliado no tratamento da diástase

A diástase pós-parto é uma condição comum que consiste no afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo. Isso ocorre porque durante a gestação, o abdômen fica enfraquecido devido ao crescimento da barriga. 

Nesse sentido, a prática do pilates é frequentemente  indicada para tratar ou prevenir a diástase.  Os exercícios que compõem uma aula de pilates, focada na melhora da condição, tem como princípio básico a contração abdominal, auxiliando no fortalecimento dessa musculatura e na redução do distanciamento característico da diástase. 

 

4. Experimente exercícios aquáticos 

Os exercícios na água são muito indicados para as mulheres após o puerpério. Os esportes aquáticos, seja natação ou hidroginástica, por exemplo, causam baixo impacto nas articulações devido à resistência da água. 

Além disso, as atividades aquáticas auxiliam a circulação sanguínea, fortalecem a musculatura e também ajudam na diminuição de edemas pós-parto. A água também promove um relaxamento e o alongamento do corpo, melhorando a sensação de bem-estar.

 

Matérias
recomendadas