Dançar em casa ajuda a movimentar o corpo e ainda pode ser feito em família

Dançar em casa ajuda a movimentar o corpo e ainda pode ser feito em família

Quando estamos em casa, a preguiça parece que pega a gente de jeito, não é mesmo? Mas para espantar o desânimo, nada melhor do que atividades que possam ser feitas em casa, e dançar é uma delas. Seja qual for o tipo de dança deda sua preferência, ela pode ser adaptada para ser feita na sala de estar, na varanda ou em qualquer cantinho. Basta escolher a playlist certa e seguir o ritmo. O melhor de tudo é que você ainda pode chamar a sua família e transformar esse momento em uma lembrança de bons momentos. 

 

Dançar ajuda no bom humor e melhora o condicionamento físico

A dança traz diversos benefícios para a saúde. Essa atividade física trabalha e tonifica os músculos, proporciona maior condicionamento físico e auxilia na correção postural, indispensável para os movimentos. O funcionamento cardiovascular e pulmonar também é beneficiado pela atividade. Além disso, ela faz muito bem para o cérebro e para a saúde mental. Ao estimular a memória e as funções cognitivas, a dança também tem grande potencial para combater a depressão, a ansiedade e o estresse. 

 

Dançar junto é a melhor opção

Praticar uma atividade em conjunto é sempre bom, e com a dança não é diferente. Como promove a integração e socialização, ela permite que a família inteira pratique a atividade e consiga estreitar os laços entre os membros. Não importa o ritmo, mas sim estar junto! Além da versatilidade e da socialização, a dança é uma oportunidade de se movimentar na quarentena e manter o corpo ativo e os hábitos saudáveis. 

 

Por que dançar em família? 

Se você tem filhos, por exemplo, dançar pode auxiliar e muito na coordenação motora e no equilíbrio dos pequenos. Se, pelo contrário, há idosos no seu lar, esse hábito também pode ser extremamente importante, já que a dança ajuda no fortalecimento de músculos e ossos e na coordenação motora. Independentemente da idade, a dança em casa proporciona tempo de qualidade entre os familiares, diminui o sedentarismo de quem não consegue ir à academia e acaba com a desculpa de falta de tempo para se exercitar. 

 

Como começar a dançar em casa?

Muita gente adora a ideia de dançar, mas não sabe como dar o primeiro passo - principalmente em casa e sem um instrutor. Se esse é o seu caso, uma ótima dica é assistir canais de dançarinos no YouTube. Há inúmeros vídeos com aulas de fit dance, com coreografias dos hits do momento fáceis de executar e que podem ser facilmente dançadas na sala de estar ou no quarto. Como elas são feitas geralmente com uma ou mais pessoas além do coreógrafo, é muito simples montar sua equipe em casa também! O canal Nestlé Molico, no YouTube, tem diversas aulas de dança como parte do Método MOVE para você aproveitar quando e onde quiser!

 

Matérias
recomendadas