Cuidar da saúde mental é tão importante quanto alimentação saudável e exercícios físicos

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto alimentação saudável e exercícios físicos

A saúde física e mental estão diretamente relacionadas. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe que não há saúde sem saúde mental. Isso significa que a busca por uma melhor qualidade de vida deve combinar práticas que beneficiam as esferas físicas e emocionais. O que muitas pessoas podem ainda não saber é que ações antes vistas como puramente físicas e/ou estéticas também têm um enorme impacto positivo na saúde mental. 

A prática de atividade física regular é uma das melhores formas de prevenir doenças e promover saúde mental e física. Ter essa consciência, também é uma mudança de perspectiva: enxergar a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável como algo integralmente benéfico para o bem-estar, e não com o mero objetivo de culto ao corpo. 

Continue lendo para entender mais sobre a relação da atividade física com a saúde mental!

 

Atividade física oferece benefícios para saúde mental

Dados epidemiológicos apontam que pessoas que mantêm uma rotina moderadamente ativa de exercícios físicos têm menos riscos de sofrerem com distúrbios mentais do que as sedentárias. Os resultados com nível moderado de atividade física são animadores, já que não é preciso ser um atleta profissional para colher os bons frutos. Caminhada, pilates, yoga ou outro exercício em casa, quando feito de forma frequente, já garante uma melhora do campo emocional.

Entre os benefícios que a atividade física proporciona para saúde mental estão:

 

  • Aumento da autoestima;
  • Melhora das funções cognitivas;
  • Estímulo da socialização;
  • Diminuição do estresse;
  • Ajuda no combate da ansiedade e depressão.

 

A atividade física também melhora o desempenho cognitivo de idosos

O exercício físico também é uma ferramenta para melhora cognitiva em pessoas idosas, pois é capaz de aumentar os níveis dos neurotransmissores e fazer mudanças em estruturas cerebrais. Um estudo submeteu um grupo de mulheres saudáveis de 60 a 70 anos a fazer uma caminhada de uma hora seguida de alongamento. Após seis meses com essa rotina de atividade física três vezes por semana, houve melhora na atenção, memória, agilidade e humor em relação a outro grupo de mulheres sedentárias. 

 

Diminuição do estresse é outro benefício da atividade física

Reduzir o estresse é um dos primeiros passos para a melhora da qualidade de vida. Quando em nível crônico, o estresse costuma vir acompanhado de dores de cabeça, problemas gastrointestinais, piora nas funções do sistema imunológico e até depressão e ansiedade. A atividade física frequente é altamente indicada no combate ao estresse por promover o relaxamento físico e mental do corpo.

Agora que já mostramos os benefícios das atividades físicas, que tal conhecer o Método MOVE, no canal da Nestlé, no YouTube? Lá, você encontra aulas gratuitas de alongamento, yoga, meditação e até dança! 

 

Matérias
recomendadas