Corrida em ladeira aumenta a resistência e fortalece os músculos

Corrida em ladeira aumenta a resistência e fortalece os músculos

A corrida em ladeira é uma modalidade esportiva frequentemente praticada por corredores de longa distância que desejam otimizar o seu desempenho nos treinos. Os treinos de corrida em terrenos íngremes ajudam a melhorar características musculares e neuromusculares. Além de turbinar os treinos, a corrida em ladeira proporciona inúmeros benefícios ao corpo e à mente. 

 

Veja quais são os benefícios do treino de corrida em ladeira 

Os benefícios da corrida em solo inclinado incluem: melhora no condicionamento do sistema cardiovascular, ajuda a fortalecer os tendões e ligamentos, e aumenta a força dos músculos inferiores, ajudando a reduzir o risco de lesões. Além disso, a corrida em ladeira aprimora a coordenação motora, uma vez que para correr é necessário que os músculos dos pés, pernas e quadril trabalhem de forma integrada para garantir estabilidade.

Além da corrida em ladeira, existem alguns exercícios físicos, como o agachamento e a extensão de quadril, que promovem aumento de força e potência muscular. Porém, a corrida de rua oferece maior vantagem para a saúde física, uma vez que une esses esforços aos benefícios das atividades aeróbicas.

 

Corrida em ladeira para iniciantes

O treino de corrida exige um alto gasto metabólico, e por isso, essa atividade aumenta a frequência cardíaca devido à alta demanda de oxigênio.  Por isso, o segredo da corrida para iniciantes está em manter o mesmo ritmo durante a prática! Desacelerar os passos durante o percurso pode tornar complicado retornar à velocidade inicial.

Também é importante manter a postura ereta, com pescoço, ombros e braços alinhados sem tensão. Ao subir um terreno íngreme, é recomendado encurtar o comprimento da passada e, se a intensidade da respiração aumentar em comparação à da corrida em terreno plano, é hora de desacelerar os passos.

Como tudo que sobe, desce, também é importante prestar atenção na hora da descida. Nessas condições de solo, o corpo tende a se inclinar para trás, uma vez que é preciso reduzir a velocidade na descida. Esse movimento é necessário para que o indivíduo não tropece e siga a corrida de forma adequada. 

 

Alterne o treino de ladeira com outros tipos de corrida

A melhor maneira de evoluir na corrida de ladeira é praticando. Se você deseja incluir subidas no seu treino, não faça mais do que duas vezes por semana e pratique em intensidade moderada. Nos demais dias, alterne caminhadas, corrida de rua ou outro exercício aeróbico. 

Além disso, lembre-se de ingerir bastante líquido e de se alimentar adequadamente para repor as perdas de água e de nutrientes pelo suor, uma vez que a corrida de rua implica um alto gasto calórico e metabólico.

 

Matérias
recomendadas