Corrida é indicada para pessoas acima de 40 anos

Corrida, crossfit ou muay thai: conheça os benefícios de cada atividade física para quem tem mais de 40 anos

Exercícios físicos são necessários em qualquer fase da vida: eles mantém nossa saúde em dia, promovem o bom-humor e fortalecem o nosso corpo. Porém, a partir dos 40 anos, eles se tornam ainda mais importantes. O avanço da idade faz com que nosso corpo vá perdendo, aos poucos, a resistência. Para mantê-la, é necessário uma boa alimentação e, é claro, uma rotina de atividades físicas regulares. Mas se você ainda está perdido sobre qual escolher, vamos te ajudar com algumas informações sobre três atividades bem populares: a corrida, o crossfit e o muay thai. 

 

Muay thai: além de definir os músculos, desenvolve a disciplina

O Muay thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial originária da Tailândia. Quem acha que luta é esporte para os mais jovens está muito enganado!  A atividade física possui diversos benefícios para o corpo e é indicada para todas as idades. Além de auxiliar na perda de peso, o muay thai melhora o condicionamento físico, define os músculos, desenvolve sua força e agilidade e acelera o metabolismo, fazendo com que seu organismo funcione de maneira mais rápida e eficiente. Por ser uma arte marcial, o muay thai ainda tem a vantagem de te ajudar a desenvolver a disciplina, já que você aprende a respeitar o adversário que está lutando com você, além de entender as suas próprias limitações e como lidar com elas.

 

Corrida é um exercício versátil e reduz risco de infarto

A corrida é uma atividade super prática e versátil: pode ser feita dentro de uma academia, em esteiras ergométricas, ou ao ar livre, em parques, ruas e áreas abertas. A preparadora física e pós-graduanda em Biomecânica e Fisiologia do Exercício Letícia Conte fala um pouco sobre a diferença entre as duas formas: “A grande diferença entre correr na esteira ou ao ar livre é que, correr na esteira você tem a vantagem de manter uma velocidade por um tempo determinado, que é programado no equipamento através dos seus marcadores, mantendo o ritmo. Já na corrida ao ar livre, pode acontecer a quebra do ritmo, pois exige mais de você, devido ao maior impacto das passadas, já que na esteira tem amortecedores”. De qualquer forma, o exercício faz bem para o coração, reduz os níveis de colesterol e o risco de infarto, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e regula a pressão arterial, além de ajudar no ganho de massa muscular. 

Não tem idade certa para começar a correr e nada impede que pessoas com 40 anos, ou mais, se inscrevam em equipes de corrida. Inclusive, essa é uma ótima maneira de conhecer pessoas novas e ainda manter o corpo ativo!

 

Crossfit: modalidade intensa que reúne diversos exercícios

Para quem gosta de exercícios físicos intensos, o crossfit pode ser uma boa opção. Reunindo diversos tipos de atividades que mexem com o corpo todo, ele aumenta a flexibilidade, melhora o condicionamento físico e tonifica os músculos, ajudando bastante no ganho de massa muscular. Além de ter alto gasto calórico, o crossfit é uma ótima forma de ajudar a mente, já que libera bastante endorfina, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse. Assim como as equipes de corrida e os tatames do muay thai, o box do crossfit recebe pessoas de todas as idades. Basta ter disposição e vontade em superar os desafios! 

Os atletas amadores, sejam jovens, idosos, ou na faixa dos 40 anos, precisam de orientação e acompanhamento profissional para a prática esportiva. Corrigir movimentos e ensinar técnicas ajudam a evitar lesões e outros problemas físicos. Procure sempre um profissional capacitado e de confiança. 

 

Matérias
recomendadas