Calistenia: conheça o treino que usa apenas o peso do próprio corpo

Calistenia: conheça o treino que usa apenas o peso do próprio corpo

Não é preciso ter equipamentos altamente tecnológicos para se exercitar. A técnica de usar somente o peso do próprio corpo como ferramenta de treino se chama calistenia. Apesar do método ganhar cada vez mais adeptos, muitas pessoas não conhecem a teoria por trás da calistenia - desde a origem dos movimentos até os novos formatos mais atuais. Seja a calistenia para iniciantes ou para atletas, esses movimentos oferecem uma série de benefícios físicos e psicológicos. Continue lendo para aprender mais sobre o que é calistenia!

 

O que é calistenia?

Trata-se da prática de exercícios com apenas o peso do próprio corpo, dispensando o uso de acessórios, como halteres, por exemplo. Tamanha praticidade faz da calistenia um excelente método para quem quer se exercitar em casa ou em parques, praças, praias e outras áreas públicas da cidade.

Os primeiros registros do que conhecemos hoje como calistenia têm origem na França do século XIX, e logo em seguida conquistou a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos. Muitas décadas depois, em 2015, a calistenia ocupou o primeiro lugar da lista de tendências do universo fitness da American College of Sports Medicine (ACSM). 

 

Os benefícios da calistenia para o corpo e mente

Entre os benefícios promovidos pelo enorme potencial da calistenia estão o aumento de força, resistência, flexibilidade e coordenação corporal, que compõem um bom condicionamento físico. Os exercícios também melhoram a postura e auxiliam no funcionamento do sistema cardiovascular e na densidade óssea. Já no aspecto psicológico, há uma melhora no bem-estar geral e diminuição do estresse.

 

Quais são os exercícios de calistenia?

A calistenia trabalha as habilidades motoras básicas, seguindo os pilares de seleção, precisão e totalidade. De acordo com a teoria originária, todos os exercícios de calistenia devem seguir as etapas de aquecimento, intensidade e volta à calma.

Os principais movimentos envolvem práticas de deslocamento, salto, giros, arremessos, pegadas, entre outros. Vários exercícios amplamente conhecidos por todos são frutos da calistenia, como abdominal, flexão, agachamento, polichinelo, ponte e alongamento. 

O nível de intensidade deve ser ajustado com a orientação de um profissional. A calistenia para iniciantes pode compor integralmente um treino de força, enquanto para atletas, os movimentos costumam ser apenas um aquecimento preliminar. Em ambos os casos, o acompanhamento especializado também é importante para evitar lesões.

 

HIIT: a versão moderna da calistenia

Muitas academias de ginástica oferecem aulas de HIIT. Essa modalidade que visa alta intensidade é uma atualização moderna da calistenia. A principal diferença é que, enquanto a calistenia usa exclusivamente o peso do próprio corpo, o HIIT incorpora alguns equipamentos no treino, como elásticos extensores e cordas. O mesmo vale para o treino de crossfit, que bebe diretamente na fonte da calistenia.

 

Matérias
recomendadas