A caminhada faz bem para o condicionamento físico e relaxa a mente

Benefícios da caminhada para a saúde | Molico

A caminhada é um excelente exercício físico, mas muitas pessoas subestimam os seus benefícios para a saúde e para o corpo por ser um exercício de leve a média intensidade. Mas, além dos inúmero benefícios para a saúde, a caminhada é uma prática democrática, já que é acessível e liberada para todas as idades. A atividade física não exige grandes investimentos em calçados ou em locais específicos, basta um tênis apropriado para o esporte e encontrar um local seguro e agradável. 

 

Quais os benefícios para a saúde que a caminhada oferece?

 

De acordo com a preparadora física Jucélia Nascimento, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Treinamento na Saúde, “a caminhada é uma atividade de baixo impacto, que ajuda no fortalecimentos dos ossos - importante para a prevenção da osteoporose -, diminui o risco de hipertensão, diminui os níveis de colesterol e previne doenças coronarianas, entre elas, angina e  infarto do miocárdio ”.  Além disso, um artigo da Universidade Estadual de Santa Catarina constatou que a prática regular de caminhada melhorou a qualidade do sono e o humor em mulheres que sofrem de fibromialgia. 

Assim como qualquer atividade física, a caminhada libera endorfina, o famoso  hormônio da felicidade e que ajuda a controlar o estresse, auxilia no relaxamento e na sensação de bem-estar. E você ainda pode explorar novos ambientes e caminhar ao ar livre, fazer um trilha leve em meio à natureza. Além de fazer bem para o corpo, vai fazer bem para a sua saúde mental. 

 

A caminhada tem contra-indicações? Quais são? 

 

A caminhada é um exercício físico com baixo impacto para os ossos e articulações e, por isso, não há contra-indicações caso a pessoa esteja com a saúde em dia. Inclusive, a caminhada é indicada para idosos e pessoas com baixa resistência física, já que ela não exige muito do praticante. No entanto, assim como qualquer atividade física, é recomendado que tenha indicação médica e acompanhamento de um preparador físico para orientar e evitar o risco de lesões. 

 

Dicas para quem quer começar a caminhar 

 

Caso você seja iniciante no exercício físico, comece com um ritmo lento e caminhe por pouco tempo. Conforme for ganhando condicionamento físico, você pode acelerar o ritmo dos passos e aumentar o tempo total. Para os praticantes da caminhada ao ar livre, é importante redobrar os cuidados com obstáculos na via, como bicicletas, animais soltos e buracos, por exemplo. Certifique-se que o local é seguro e adequado para a caminhada. Seja na academia ou na rua, não esqueça de aquecer antes de começar a caminhar e nem de alongar logo após o exercício. No canal Nestlé Molico, no YouTube, você encontra vídeos do nosso método MOVE, com os melhores profissionais dando dicas para alongar e aquecer!

Matérias
recomendadas