Alimentação saudável também é ter prazer em cozinhar

Alimentação saudável também é ter prazer em cozinhar

Todo mundo sabe que, para ter saúde, é imprescindível ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, as melhores fontes de nutrientes e minerais. Porém, o processo de alimentação começa muito antes de comer, passando pela apreciação visual do prato e principalmente, pelo ato de cozinhar. Quem nunca ouviu que o segredo de uma bela refeição é o amor com o qual ela é preparada? O bem-estar e o prazer em comer começa antes mesmo de colocar a comida no prato e pode ser muito prazeroso. Veja cinco dicas de como inserir isso em seu dia-a-dia e ter uma alimentação mais saudável ainda!

 

Dica 1. Cozinhar comida saudável requer organização

Ninguém tem vontade de cozinhar num ambiente desorganizado, com pratos amontoados e onde é difícil achar qualquer coisa. Por isso, é importante deixar a cozinha bem limpa e organizada, com talheres e utensílios à mão e os ingredientes à sua disposição. Uma dica para manter o ambiente em ordem é ir lavando os utensílios a medida em que eles não terão mais uso para a receita. Com isso, você evita o acúmulo na pia e consegue ter mais liberdade para cozinhar.

 

Dica 2. Escolha uma playlist de acordo com seu humor e clima que quer na casa 

Tornar o hábito de cozinhar algo prazeroso é como estar num encontro romântico: é preciso criar um clima. Coloque uma música animada ou, dependendo da ocasião, mais relaxante. Se preferir, abra um vinho de sua preferência e coloque a mão na massa. Tudo isso fará com que as panelas sejam muito mais atrativas e interessantes. 

 

Dica 3. Não sabe cozinhar muito bem? Comece por pratos fáceis

Se o seu problema é não ter muita afinidade com o fogão, talvez vocês dois estejam começando a relação da maneira errada. Que tal começar por pratos mais fáceis e simples? Comece treinando o arroz, uma salada bem preparada com alguma proteína grelhada ou uma macarronada com poucos ingredientes. Lembre-se: um prato pode ser muito simples e ainda assim, delicioso!

 

Dica 4. Hora de inovar e buscar receitas inspiradoras

Já tem segurança com os pratos mais simples? Então é hora de sair da mesmice e inovar! Fuja da zona de conforto e procure novas receitas. Uma grande inspiração podem ser os realities culinários, mas você também pode procurar canais no YouTube com receitas saudáveis e que encham os seus olhos. Procure seus ingredientes favoritos e faça pratos em que eles sejam o personagem principal! Outra pedida para sair do mais da monotonia gastronômica é inovar em temperos que você não costuma usar, ou que tem curiosidade de testar. Não importa qual caminho seguir: o importante é testar e experimentar o que houver de novo!

 

Dica 5. Não tenha pressa e reserve o tempo para o preparo da refeição

A famosa falta de tempo, a desculpa dos dias atuais, acaba sendo o motivo de manter uma dieta cotidiana baseada em fast food e alimentos nada saudáveis. Por outro lado, cozinhar com pressa é ainda mais desmotivador, o que tira completamente o prazer de ir para o fogão. Por isso, separe um dia para fazer o cardápio da semana toda com muita calma. Armazene em potes herméticos e deixe congelado no freezer. Você vai ver como vai acabar economizando muito mais tempo cozinhando do que com comidas rápidas...

 

Matérias
recomendadas