6 exercícios em casa para não ficar parado durante a quarentena

6 exercícios em casa para não ficar parado durante a quarentena

A pandemia do novo coronavírus fez com que nos adaptássemos a um novo mundo onde é impossível não usar máscara, álcool em gel ou lavar as mãos com frequência. Para quem costumava se exercitar nas academias, ou ao ar livre, em parques, praias etc., a quarentena foi um balde de água fria e muita gente acabou ficando parada em prol do isolamento social. Mas não precisa ser assim! É possível continuar mantendo o corpo saudável e se movimentar na quarentena sem exposição. Com alguns exercícios simples, dá para manter o corpo e a mente sãos nessa quarentena e cuidar do seu bem-estar sem precisar se arriscar. Confere só essas dicas que preparamos para você. 

 

1. Prancha: exercício que trabalha diversos músculos 

A prancha é um exercício muito popular para quem já costuma se exercitar. Ele é bem simples e para praticá-lo, é só empurrar o sofá na sala e reservar um espacinho! Deite-se no chão de bruços, apoiando o corpo nos cotovelos com os braços flexionados paralelamente e na ponta dos pés. Mantenha a cabeça alinhada com a coluna sempre para evitar dores e mantenha-se assim por um tempo pré-determinado. Relaxe por alguns segundos e volte à posição inicial.

 

2. Polichinelo é indicado para aquecer 

Que tal fazer um polichinelo para aquecer o corpo? Esse é aquele exercício para fazer e relembrar as aulas de educação física da escola. De pé, coloque os pés juntos e as mãos estendidas ao lado do corpo. Dê um salto, afastando os pés e batendo as palmas das mãos acima da cabeça. Faça repetições em série, dando alguns segundos de descanso.

 

3. Burpee: crossfit popularizou o exercício 

O burpee ficou muito famoso nos boxes de crossfit, por ser um exercício intenso e de muita queima de calorias. E, por sua versatilidade, ele pode ser feito em casa também! Para fazê-lo, a posição inicial deve ser de pé, com as pernas afastadas. Dê um salto com os braços para cima e logo após, estenda o corpo no chão, como se fosse fazer uma flexão. Levante e volte a saltar. 

 

4. Agachamento

Ele é o queridinho de muitos, principalmente das mulheres, pois enrijece e tonifica a região dos glúteos. O agachamento tem várias formas de ser feito, mas a maneira mais clássica delas é com as pernas afastadas e os braços para frente, paralelos e suspensos. Agache até a altura dos joelhos e volte à posição inicial. Repita o exercício em séries, fazendo pequenas pausas. Se quiser enriquecer o exercício, você pode usar um peso nos braços ou até mesmo se movimentar lateralmente entre um agachamento e outro.

 

5. Abdominal é o clássico que nunca sai de moda 

Outro exercício super bem quisto entre todos os que amam se exercitar é o abdominal, famoso por garantir o desejado tanquinho, tonificando e fortalecendo os músculos do abdome. Para fazê-lo, é bem simples: deitado em um colchonete, deixe as pernas genuflexionadas e levemente afastadas uma da outra, com os pés apoiados no chão, e entrelace as mãos atrás do pescoço para apoiar a cabeça. Movimente o tronco em direção ao joelho e retorne à posição inicial. Faça repetições em séries, dando alguns segundos de descanso. 

 

6. Salto patinador também trabalha coordenação motora 

Esse é um exercício bem interessante, pois simula uma patinação. O salto patinador trabalha o corpo como um todo, braços, pernas e abdome, e é muito simples de ser executado: de pé com as pernas afastadas, salte para o lado direito, levando os braços também para esse lado, e se apoie apenas na perna direita; faça o mesmo para o lado esquerdo e vá intercalando, como se estivesse de fato patinando. Além de trabalhar a musculatura, o exercício ajuda na coordenação motora.

 

Matérias
recomendadas