Exercícios físicos são indicados para a qualidade de vida da terceira idade

4 exercícios para idosos que não comprometem as articulações

Ter uma rotina de exercícios físicos na terceira idade é muito importante para a saúde. Nessa fase da vida, eles ajudam a adquirir firmeza e equilíbrio corporal e ganhar massa muscular e densidade óssea. Para além disso, se manter ativo fisicamente é essencial para manter a independência do idoso, já que os exercícios ajudam na mobilidade e coordenação motora, diminuindo o risco de queda. Entretanto, preservar as articulações na melhor idade é fundamental para prevenir lesões e lidar com problemas como artrite e artrose. 

 

Conheça 4 exercícios ideais para os idosos para fazer tranquilamente, sem se preocupar em comprometer as articulações. 

1. Hidroginástica auxilia na perda de peso e não tem restrições

A hidroginástica é considerada um dos exercícios mais democráticos que existem, já que pode ser feita por pessoas de qualquer idade. Isso porque a hidroginástica é um exercício de baixo impacto para as articulações e ossos. Além disso, ela melhora o condicionamento físico e a capacidade cardiorrespiratória, fortalece e aumenta resistência a toda a musculatura corporal e ajuda na circulação sanguínea. 

 

2. Tai chi chuan: arte marcial faz bem para o corpo e para a mente

O tai chi chuan é outra atividade física muito indicada para a terceira idade. Arte marcial milenar chinesa, ela é característica por seus movimentos suaves e realizados de forma lenta e tranquila. Apesar disso, o tai chi chuan é poderoso para a saúde do corpo, melhorando a flexibilidade das articulações e o equilíbrio corporal, fortalece e distensiona os músculos e desenvolve o sistema imunológico e nervoso. Mas não é só o corpo que é beneficiado! O tai chi chuan aumenta a concentração e o foco, ajuda a diminuir o estresse, combate a depressão, desenvolve a tranquilidade, a disposição e o bem-estar, sendo um exercício completo para a saúde mental.

 

3. Caminhada é prática e acessível a todos

Um exercício muito popular entre a terceira idade com certeza é a caminhada. Ela é a preferida de muitos idosos por ser prática e acessível: basta apenas um bom tênis e disposição para começar. Mesmo muito simples, a caminhada possui diversos benefícios para a saúde. Caminhar melhora a saúde dos ossos, prevenindo e combatendo a osteoporose, doença muito comum nessa faixa etária. Além de melhorar a circulação sanguínea e aumentar a capacidade pulmonar, a caminhada também ajuda a liberar serotonina e a melhorar o humor e bem estar. 

 

4. Ciclismo é bom para o coração

Andar de bicicleta a gente nunca esquece, não é mesmo? Melhor ainda é pedalar na terceira idade! O ciclismo é uma atividade deliciosa e que também conta com muitas vantagens para manter uma vida saudável. Além de ter baixo impacto nas articulações, o ciclismo ajuda na saúde do coração, já que favorece a perda de gordura corporal e reduz o colesterol. Pedalar também melhora a respiração e faz com que você ganhe resistência e força muscular. A bicicleta ainda é um ótimo meio de transporte que auxilia na saúde mental, desestressa e possibilita o contato com a natureza. 

 

Sempre bom lembrar que a prática de exercícios físicos deve ser indicada e orientada por um profissional. Dessa forma, evita-se o risco de acidentes e lesões. 

 

Matérias
recomendadas