Corrida de rua: 12 dicas para quem quer começar a praticar a atividade física ao ar livre

Corrida de rua: 12 dicas para quem quer começar a praticar a atividade física ao ar livre

A corrida de rua tem ganhado inúmeros amantes nos últimos anos. Atletas amadores de todas as idades encontraram no esporte o prazer em praticar atividade física e, muitas vezes, é a válvula de escape que precisavam para desopilar o estresse do dia a dia. A grande vantagem da corrida de rua em comparação à esteira dentro de uma academia é ser ao ar livre, seja perto de uma praia ou em um parque arborizado. Mas antes de colocar o tênis e sair pelas ruas, veja as dicas e recomendações da preparadora física e pós-graduanda em Biomecânica e Fisiologia do Exercício Letícia Conte para uma prática saudável e sem riscos à saúde. 

 

Sinta-se Mais - Quais as diferenças entre a corrida de rua e correr na esteira? 

Letícia Conte - Na corrida, tanto de rua quanto na esteira, o atleta utiliza a ação da gravidade como auxílio para impulsionar para frente. A grande diferença entre as duas modalidades é que na esteira você tem a vantagem de manter uma velocidade por um tempo determinado, que é programado no equipamento através dos marcadores e assim mantém o ritmo. Já na corrida ao ar livre, pode acontecer a “quebra do ritmo”, já que a corrida de rua exige mais do atleta, tem maior impacto das passadas. Por outro lado, a corrida de rua tem a vantagem de diversificar os estímulos mecânicos, como subidas e descidas, terrenos com diferentes superfícies - grama, asfalto, terra. Mas é importante lembrar que a atenção durante a corrida de rua deve ser redobrada para não acontecer acidentes. 

 

Sinta-se Mais - Quais os principais cuidados que o praticante deve ter durante a corrida de rua? 

Letícia Conte - Em todas as práticas de exercícios físicos o praticante deve tomar cuidado para não se exercitar de maneira errada e comprometer a sua saúde. Por isso, deve-se sempre procurar um profissional de educação física. Na corrida de rua não é diferente. O profissional é capaz de orientar quanto ao ajuste correto dos pés e do quadril, qual a postura adequada, ajudar a aquecer e a alongar antes de começar, por exemplo. Também é importante que o praticante lembre-se de se alimentar, se hidratar e descansar. Além disso, deve ter bastante cuidado para não se distrair e manter atenção ao redor (terreno e diversas movimentações) para não se acidentar. 


 

Sinta-se Mais - A escolha do tênis deve ser específica para o tipo de solo? Quais os critérios para avaliar antes de comprar? 

Letícia Conte - Existem diversas marcas e opções de tênis para corredores. Muitas vezes, as pessoas já estão acostumadas com algum tipo de calçado e se sentem confortável com ele. Porém, os tênis específicos para a corrida são os mais adequados e proporcionam mais suporte e conforto. Antes de comprar um tênis específico para a prática do esporte, analise o formato do seu pé, o tipo de pisada, os níveis de amortecedores para encontrar a marca e modelos que mais dêem conforto na hora da atividade física. 

 

Sinta-se Mais - Quais as principais dicas para quem quer começar a correr na rua? 

Letícia Conte - Como já falei, a principal dica é procurar um profissional de educação física para te acompanhar. Além dessas, posso citar as seguintes: 

 

  1. Cuidado para não se desconcentrar e cair; 
  2. Tentar manter o ritmo; 
  3. Evitar ouvir músicas em volume muito alto;
  4. Respeitar as leis de trânsito;
  5. Aquecer e alongar;
  6. Comece devagar;
  7. Se alimentar adequadamente;
  8. Se hidratar;
  9. Descansar;
  10. Passar protetor solar;
  11. Usar roupas e sapatos confortáveis e próprios para a prática de atividade física; 
  12. Cuidado com os pedestres, animais, ciclistas e buracos.

 

Matérias
recomendadas