7 alimentos ricos em zinco e qual a importância deles para a saúde

7 alimentos ricos em zinco e qual a importância deles para a saúde

Para ter uma alimentação saudável, é necessário incluir nas refeições uma variedade de nutrientes, vitaminas e minerais que ajudam a melhorar o funcionamento do organismo. Porém, na maioria das vezes, comemos e nem sabemos quais as suas propriedades e funções. Um desses exemplos é o zinco, mineral fundamental para a nossa saúde. Você sabe a importância dos alimentos ricos em zinco? Quando nos damos conta do que cada nutriente pode fazer pelo nosso corpo, conseguimos pensar em uma rotina alimentar mais inteligente e funcional e fazer com que ela seja mais saudável ainda! 

 

Zinco influencia o sistema imunológico e controla a diabetes

Por mais que você não saiba muito sobre esse nutriente, ele faz mais por você do que você pensa. Entre os seus inúmeros benefícios, o zinco protege o sistema nervoso, prevenindo doenças como Alzheimer, fortalece a imunidade e as defesas do corpo, melhora a circulação e o sistema cardiovascular, ajuda na cicatrização e é fundamental para controlar e até mesmo evitar a diabetes. Além disso, o zinco é fundamental para mulheres grávidas, mantendo a saúde do bebê em segurança e evitando partos prematuros. 

 

1. Leguminosas

O feijão é um alimento completo e rico em ferro, potássio e também em zinco - cada 100g de feijão cozido contém 0.9mg do mineral. Já a lentilha, outro grão muito famoso nas festas de fim de ano, é ainda mais rica: possui 1,1. O feijão também é poderoso aliado contra a anemia. Outra leguminosa com grande quantidade de zinco - cada 100g contendo 3.2mg desse nutriente - é o grão-de-bico. Bom para servir na salada, em caldo, massa de bolinhos etc, esse alimento super versátil também controla os níveis de açúcar no sangue e ajuda quem tem diabetes tipo II.

 

2. Frango

O frango é uma carne magra muito saudável e utilizada também em diversas receitas. Proteína rica em ferro, fósforo e vitamina B3, ele ajuda a reduzir o colesterol e é um ótimo ingrediente nas refeições de quem quer perder peso. Cada 100g de frango cozido contém 1.2mg de zinco.

 

3. Carne vermelha

Para quem ama um churrasco, não precisa mais ficar triste! A carne vermelha também é um dos alimentos mais ricos em zinco, contendo 6.2mg de zinco a cada porção de 100g. A proteína mais famosa do mundo também ajuda quem treina e malha a ganhar massa muscular. Entretanto, deve-se ficar atento ao congelamento, pois quanto mais tempo a carne passar congelada, menor será a concentração de zinco. O ideal é consumi-la refrigerada ou no máximo, por 1 semana congelada.

 

4. Frutos do mar

Os frutos do mar são muito famosos por contarem com vários benefícios para a saúde e esse, em específico, é indispensável para quem quer proteger o coração e o sistema nervoso e melhorar a memória. Rico em ômega 3, o camarão também possui grande quantidade de zinco, contando com 1.2mg a cada 100g do alimento. A ostra é famosa justamente pelo zinco - cada 100g possui 78,5mg** desse mineral. Fruto do mar exótico, mas muito nutritivo, a ostra possui muitos minerais em sua composição, incluindo o fósforo, potássio e manganês. Ela ajuda a aumentar a libido, previne o estresse e a depressão e melhora a saúde de cabelos e unhas.

 

5. Amendoim

Quem diria que um simples lanchinho da tarde poderia ser tão saudável? O amendoim pode parecer de longe apenas um tira gosto, mas na verdade é poderoso. Contendo 2,1mg de zinco a cada porção de 100g, o amendoim também contém antioxidantes, que fortalecem o sistema imune, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce.


 

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